12 fevereiro 2006

Editors - THE BACK ROOM

Editors-The Back Room

Kitchenware (2005)

1. Lights 2. Munich 3. Blood 4. Fall 5. All Sparks 6. Camera 7. Fingers In The Factories 8. Bullets 9. Someone Says 10. Open Your Arms 11. Distance Bonus CD (Limited Edition) 1. Let Your Good Heart Lead You Home 2. You Are Fading 3. Crawl Down The Wall 4. Colours 5. Release 6. Forest Fire

Numa altura em que há mais bandas novas do que modelos de telemóveis e a maior parte dos sons que vagueiam pelas ondas hertzianas se (con)fundem numa amálgama compacta e baça, as músicas que se destacam no meio do ruído tornam-se pedras preciosas que apetece, primeiro, guardar e só depois dividir pela maior quantidade de pessoas que for possível.
Assim me aconteceu a primeira vez que ouvi "Munich" na rádio (quem diz que em Portugal as rádios não passam boa música tem que actualizar as frequências...), o single que na altura brilhava com mais intensidade de entre as perólas de The Back Room, o primeiro longa-duração dos Editors. Mas quem gosta de jóias vai ficar deliciado com a variedade e quantidade encerrada naquele baú em forma de CD: há diamantes em "Lights", "Blood" e "Bullets", poderosas e de arestas bem definidas; esmeraldas de brilho vivo, denso e etéreo em "Fall", "Camera", "Open Your Arms" e "Distance"; e objectos de prata e ouro em "All Sparks", "Fingers in the Factories" e "Someone Says", que lançam no céu reflexos dourados e cinzentos.
Quem tiver sorte e procurar bem, ainda pode encontrar no fundo deste baú um alçapão que esconde mais seis pedras preciosas, dentro de um cd bónus que, apesar de ser mais pequeno que a arca maior, contém a jóia mais reluzente de todo o espólio, "Colours", embrulhada em suaves panos de seda, sonho e melancolia. "You are the colour, my dear", canta Tom Smith, enquanto embala nos braços a sua paixão. E eu só posso concordar.

1 comentário:

O Puto disse...

Gostei tanto deste disco que comprei quase todos os CD-singles de rajada.